CIRURGIA DE VIDEOLAPAROSCOPIA
O que é?
A Cirurgia de Videolaparoscopia consiste em um método inovador que facilita a abordagem da cavidade abdominal para a realização de diversos procedimentos. A técnica moderna não exige grandes incisões cirúrgicas e por isso, reduz o tempo de recuperação do paciente e também permite um pós-operatório mais leve.
A Videolaparoscopia costuma ser um procedimento simples realizado sob anestesia geral e feita com um pequeno corte na região abdominal, onde será aplicado um pequeno tubo com uma microcâmera acoplada.
A duração da cirurgia pode variar entre 1 a 4 horas.
Qual a indicação?
A Cirurgia de Videolaparoscopia é indicada especialmente para cirurgias simples, como por exemplo na remoção de órgãos (apêndice e vesícula) e em casos de cirurgias ginecológicas (endometriose e histerectomia). Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e recomendado para o tratamento de diversas patologias dos órgãos localizados na região abdominal.
Qual o diagnóstico?
A Cirurgia de Videolaparoscopia é recomendada quando o paciente apresenta:
- Dor abdominal sem causa aparente.
- Doenças inflamatórias;
- Miomas;
- Endometriose;
- Alterações nas tubas uterinas;
- Cistos ovarianos.
O procedimento também pode ser realizado para:
- Remoção de órgãos inflamados (vesícula, baço ou apêndice);
- Tratamento de hernias do abdômen;
- Remoção de tumores.
Qual o preparo?
O preparo da Cirurgia de Videolaparoscopia consiste na realização de exames pré-operatórios e avaliações médicas. Para otimizar o processo é recomendado que o paciente esvazie o intestino com o uso de laxantes sob prescrição médica, caso o procedimento seja executado na região abdominal.